Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor


TRADUTOR/TRADITOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified translator

ORA A HORA



Comentários recentes


Favoritos




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

...

por Henrique Antunes Ferreira, em 15.12.15

 

 A Vénus do bairro

hqdefault.jpg

 

Dois amigos desde 1959; o Damião e o Bertolino. Mas enquanto o primeiro é de 42, o segundo de 52, ambos de boas colheitas. Damião é do Porto e já vai nos 73 anos, Bertolino fica-se pelos 66 e nasceu em Lisboa. Os dois estão reformados – e mal pagos. E ainda roubados pelas Finanças.  Local de poiso habitual: quinta das Conchas e dos Lilases. Especialidades: bisca sueca e xadrez. De tão repetidos os jogos, os mirones que os rodeiam costumam mandar bocas, ó pá eu cá não ia por aí, o gajo avança com o bispo, come-te o cavalo e estás lixado. Em seguida dá-te um xeque ao rei e já foste…

 

Porém se se trata da bisca, os ditos conseguem ser piores: cuidado, o tipo tem muitos trunfos e a dama come-te a sota, se não tiveres um ás na mão é uma bandeira. No caso vertente chegam-se à mesa mais dois parceiros recrutados entre os assistentes; calha bem, são sempre os mesmos, escusavam-se de fingir que era ao calhas ou ao pau de fósforo, nada disso são o Zebedeu e o Carinhas: Embaralha e torna a dar, cuidado s cartas estão marcadas, mas que ganda trafulhice!...

 

Hoje à tarde não houve jogatana. Damião, guloso e de olhar concupiscente, sabes uma coisa? Como é que eu ia saber, tu ainda não me disseste do que se trata? Vou já dizer-to, mas primeiro tens de jurar pelas sete chagas de Cristo que não dizes nada a ninguém. Feita a acta do juramento por via oral, não havia por ali papel azul para o escrever, nem testemunhas, muito menos tabelião, hei-de fazer requerimento à junta da freguesia para pôr aqui, pelo menos um praticante de auxiliar de experiente estagiário de escritório de notário.

 

afrodite.jpg

 

Tens cada ideia… Abre a boquinha e reza lá a estória. A minha vizinha Olinda que morava na porta em frente da minha… Morava? Homessa que esses termos até parece que ela morreu… E morreu mesmo; quando deram por ela já estava falecida e o cadáver, frio, até nem precisava de certidão de óbito. E depois? Depois já se mudou para o apartamento uma nova rapariga, bela como a Vénus… Quem? Esquece. Só te posso dizer, e ainda há pouco a vi pelo cantinho do olho, que deve ser a melhor vizinha do bairro. Curvas estonteantes, madeixas, olhos verdes e lábios de coral. Ganda sorte…, és um bacano. Se fosse eu (e não sou infelizmente) passava a jogar no Euromilhões.

 

VenusPaleolitico.jpg

 

 

Bom, acaba lá com essa treta…Ó meu… Vê lá tu, logo me acorreu ao cristalino bestunto, a fita com a Marylin Monroe, “O pecado mora ao lado”. Chiça, Damião, ainda t’ alembras dela, tu tens cá uma memóira. Mas, embora tenhas visto essa boazona de viés, acaba lá a descrição. É mesmo boazona, tem praí uns sessenta e poucos mas ainda deve romper meias solas, carago… Porra, Damião, deve ser a Vénus do Paleolítico…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Penteado a 15.12.2015 às 14:13

A mim só me calhas velhas encardidas. Se esse Damião quiser trocar dou duas velhas e uma semi-velha e ele manda a vizinha.
Afinal. até, tens graça.
Tens graça e és malandreco. Mas um malandreco com classe.
Abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 22:39

Manelamigo

Pareces as "ofertas" nas grandes superfícies: Pague 3 leve 2...

Abç do Leãozão enra...
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Pereira a 15.12.2015 às 19:48

Subscrevo Manuel Penteado: há muita malandrice no Henrique. Mas confirmo, pelas minhas corridas na Quinta das Conchas, que os velhotes lá estão sempre na batota. Só não vejo as vizinhas...
Abraço amigo.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 22:42

Gonçalamigo

Falaste, falaste e não disseste nada. A vizinha tem praí uns sessenta e poucos, disse o Damião. Não percebo esse desejo...

Abç do Leãozão (Braga nunca existiu!!!)
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Pereira a 18.12.2015 às 10:45

Como diziam os gauleses do Astérix a propósito da derrota de Alésia, Braga? Qual Braga? Braga nunca existiu...
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 18.12.2015 às 18:47

Gonçalamigo

Tens carradas de razão! O que aconteceu em Braga? Não dei por nada... Aliás e como muito bem dizes, Braga nunca existiu. O único que conheço é "não se pescam trutas a bragas enxutas..."

Abç do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Graça Sampaio a 15.12.2015 às 22:04

Henriquamigo, só tenho uma coisa a dizer: «é a perspetiva que faz o objeto».... A cada um a sua Vénus, né?!

Beijinhos - especiais para a Vénus aí de casa.

Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 22:46

Gracinhamiga

Cá em casa não há uma Vénus - há uma Raquel. Que já me chega (no sentido de basta, não bata) Quanto à citação estamos (+ ou -) de acordo

Bjs da Vén.., oops, da Raquel e qjs do Leãozão Onde fica Braga? No Casaquestão?
Sem imagem de perfil

De Janita a 16.12.2015 às 00:33

HenriquAmigo.

Não vejo onde possa haver concupiscência no olhar do Damião se ele ainda não viu nada!
Se viesse jogar xadrez ou a sueca cá para as bandas do Puorto, até ficava de olhos em bico com as Vénus D'Ouro que abundam por cá.

E não te ponhas a dizer mal das Bénus de sessenta, senão nunca mais cá benho, oubiste?

Dá por mim um beijo à tua bela Vénus goesa e um abração para ti !

Janita


Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 22:57

Janitamiga

Isto de concupiscência depende do ângulo, do cateto, ga hipotenusa (que se usa) da longitude e da latitude. Penso que o Damião não tinha posto a lente de ampliação...

Bandas do Puerto? Daqui a pouco bou mandar-te prá outra banda. Bénus Douro só com rabo, oops, rabelo e tudo

Ameaças? Chantagem? Boltas cá, boltas. Bibó Puorto, carago!

A minha Vé.., que aliás é Raquel manda-te bjs e o Leãozão muito ferido em Braga enbia-te qjs
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 16.12.2015 às 03:38

Mesmo aos sessenta ainda há para aí umas boazonas, FerreirAmigo.
Os sessenta de agora não são os sessenta de antigamente.
Trabalho de bisturi?
Pode ser.
Mas lá que há alguns muito bem feitos, lá isso há.

Os dois reformados a jogar cartas, a jogar xadrez, trouxeram à memória o meu avô Sá e a sua tertúlia.
Comigo, garoto, no meio deles.
Puxou ao sentimento.

Aquele abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 23:06

Coimbramigo

Referes-te ao botox, às implantações mamárias et aliud?

No resto fazes-me lembrar aquela senhora que tinha uma chave de lata de sardinhas no calcanhar. Todos os dias de manhã dava à manive..., oops, uma volta à chave; e ela e o marido viverammuito felizes até à interni, digo, eternidade...

Gostava de ter conhecido o teu Avô - para lhe dizer que tu não sais a ele...

一個大大的擁抱 do Leãozão (O que é Braga?)
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 16.12.2015 às 20:13

O Damiao mesmo sendo mais velho 10 primas que o Bertolino, entusiasma-se como se fosse um rapaz de dezasseis, sinal de que anda com o colesterol controlado, ou, entao, tem propensao para o delirio. O Bertolino parece que ainda nao precisa de lamber a bisca e tera ainda argumentos para entrar noutros jogos. O nosso amigo Henrique parece ter voltado a reportagem, com tal e o entusiasmo, que vai aumentar as edicoes semanais da Travessa. Jardins e outros locais
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 23:20

Agostinhamigo

Sabes qual é a diferença entre um sexagenário e um septuagenário?

O sexagenário ainda se tenta, o septuagenário só se senta...

Continuo a gostar da reportagem, sim senhor. Se comprares a revista JORNALISMO & JORNALISTAS(« Nº 60 Abr/Set 2015, do clube de Jornalistas, nela encontrarás um trabalho excelente do Comendad, digo, comentador aqui na Travessa, o Gonçalo Pereira.

O rapaz deu-se ao cuidado de falar com um tal HAF que resultou em 7 (sete) páginas. O título também é muito bom: MIL SOBRESSALTOS DA ENTREVISTA COM WALESA.

E por aqui me fico...

Abç do Leãozão um tanto afanado...
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 17.12.2015 às 14:38

Caro Henrique, o comentário smartphoneado, sem qualquer tipo de revisão, ficou a meio por via de brilhos upgradianos da tecnologia. Tinha, eu a continuação pronta a publicar e, "nos entretantos", recebo uma chamada telefónica. Acabada a conversa verifiquei que a prosa alisada com tanto carinho, muito para além das virtudes do fotoshop, se tinha volatizado. Era assim-assim mas tinha um aspecto que tu nem imaginas (é assim que os Damiões lá vão). Foi-se.

Quanto à questão reflexa "se tenta ou "se senta" não podemos fazer juízos de valor, o que interessa é o resultado, com mais ou menos produção, com mais ou menos coreografia, o que interessa é chegar lá.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 18.12.2015 às 00:45

Agostinhamigo

Juro-te pela saúde meu Pai (que já faleceu há mais de 60 anos) que dessa coisas de foto xaropes e etc. & tal.

Também tenho um aparelho diabólico que se denomina çe-marte-fone do qual sei tanto como dos âpegreides. Enfim, eu só sei que nada sei "ipse se nihil scire id unum sciat" que motivou uma dicotomia sobre o/s seu/ autor/es: Sócrates (*) e Platão.

Este último num arroubo doentio escreveu οὗτος μὲν οἴεταί τι εἰδέναι οὐκ εἰδώς, ἐγὼ δέ, ὥσπερ οὖν οὐκ οἶδα, οὐδὲ οἴομαι. Do que não duvido pois o supracitado Platão era homem para isso e muito mais

Já no concernente aos entas palavra d'honra que não fui eu que inventou o trocafilho; sou mais de ir de São Miguel a Santa Maria, mas isso é uma troca de ilha.

Ite missa est

एक महान गले के महान लियो
Sem imagem de perfil

De tais luso a 18.12.2015 às 00:24


Oi, amigo Henrique, ótima e divertida crônica.
Essa Vênus de Willendorf, abaixo, (escultura de pedra), foi a primeira mulher esculpida por um caçador primitivo no período pré-histórico / paleolítico superior há 40.000 anos. Atualmente se encontra no Museu de História Natural de Viena. Tem 11 cm de altura - pequena- e foi esculpida em calcário Oolítico. Foi encontrada em 1908 na Áustria.

Querido amigo, um lindo Natal pra você e tua família, e que este novo blogue lhe dê muitos frutos. Somos todos blogueiros amigos, e creio que cada um de nós deseja o sucesso do outro! Existe, sim, a amizade virtual, e pode ser tão sincera quanto a real. Ou não, conforme o caráter das criaturas.
Beijos a você e à sua Raquel!
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 18.12.2015 às 00:59

Taisamiga

Um primeiro "muito obrigado" pela lição sobre a mini Vénus. Ainda que eu já soubesse "umas coisas" sobre a dita, o saber não ocupa lugar.

No outro tema que abordas vai também um segundo "muito obrigado" pois concordo totalmente com o que escreves.

Porém o Mundo não é só cor-de-rosa-A ser assim o que faria o azul celeste ou o verde? Teria de ser de outra estória, mas tal como vamos indo (e sobrevivendo) estamos na época das boas-festas, do presépio, da árvore de Natal, e das luzinhas a piscar.

Assim sendo a Raquel (bjs) e o Leãozão (qjs)retribuem os vossos carinhosos votos - naturalmente extensivos ao teu Pedro
Sem imagem de perfil

De redonda a 20.12.2015 às 18:39

:))) gostei muito desta :)
um beijinho

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


TRADUTOR/TRADITOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified translator

ORA A HORA



Comentários recentes


Favoritos