Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

É mesmo velho...

por Henrique Antunes Ferreira, em 29.11.15

 

 

 

Só quando se chega a uma provecta idade se dá conta que o Mundo mudou (quase) completamente: é o meu caso. Parece vergonhoso reconhecê-lo, mas não é. Um homem é um homem e um gato é bicho. Vejam-se alguns exemplos diversos. Na linguagem dizia-se uns anos afastados muito bom; hoje é bué da fixe; como estás meu amigo? Agora para simplificar como tás meu? Adulto é cota. Isto implica situações chatas e por vezes complicadas. Porém não é só na linguagem. Um exemplo.

 

Há uns doze/treze anos conversava com os meus netos sobre as coisas do antigamente. Vocês sabem que o avô ainda usou telefones de manivela? De manivela? E não havia smartfones? Tabletes? Play stations? Nada disso, oh, oh… Usei mesmo telefones de manivela mais ou menos iguais aos que aparecem nos filmes de cobóis… Cobóis? O que é isso? Lá tive de explicar o que eram os ditos cujos que geralmente batiam-se com s bandidos e sacavam mais rapidamente do que eles. Sacavam? Ganda seca! Resumi a informação e passei para outra onda (curta).

 

 

Eléctricos abertos2483487.jpg

 

 

No meu tempo havia eléctricos sem paredes laterais, abertos… Como assim? Laterais? Abertos? Pois era; para facilitar a entrada aos passageiros pois s bancos eram corridos. Essa agora… E como se chegava à máquina distribuidora de tíquetes e de validação? Não havia, eram os cobradores que picavam os bilhetes e os cobravam e para isso traziam uma carteira em tiracolo para guardar  o dinheiro e fazer os trocos. Chamávamo-los pica-bilhetes e eles não gostam. Então nã existiam autocarros nem metro?  Os primeiros havia; metro, nem pensar.

 

Bom, os carros não traziam cintos de segurança. Não traziam cintos de segurança? Mas isso era um ganda p’rigo! Muito menos airbags… E então quando  os carros chovavam? É tudo muito estranho. Sem cintos de segurança e sem airbags não se podia andar. Um cota era apanhado e comia uma ganda multa! Os chuis passavam logo o papel e recebia as notas registando-as num computador. Num computador? Sim, mais pequenos do que um laptop. Os cinco olhavam-me desconfiados, mais do que espantados.

 

E lá no fundo do sofá surgiu um comentário: o avô é mesmo velho… Pelo sim, pelo não, nunca mais lhes coisas do antigamente. Um homem tem os seus direitos…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Sem imagem de perfil

De tais luso a 30.11.2015 às 23:51

Olá, Henrique!! Acho que acertei o lugar de comentário, antes tinha entrado no 'link de comentários' e não abriu.
Vim te desejar sucesso nesse teu novo caminho, pena que não aparece os seguidores!Desculpe a confusão que fiz (rsss).
Gostei do blog branco, está um luxo. E as matérias menores, é melhor. Deus ajude que entre o comentário!
bjus e Qjs! Apareça, mas não troque os nomes rss!
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 01.12.2015 às 01:22

Taisamiga

De confusão em confusão, finalmente fez-se luz... :-) E o importante é que fá cá estás. Agraço-te a vinda e a opinião, ambas me enchem de felicidade. E pede em nome desculpas ao Pedro: não voltarei a trocar nomes...

Qjs do Leãozão

PS - Peço-te o favor de dizeres ao teu Homem que muito godtarei quando o vir por cá...

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor