Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

O Menino e o Benfica

por Henrique Antunes Ferreira, em 24.12.15

  

bruno.jpg

 

No domingo tinha visto na televisão o que julgava ser o último desastre do Sporting de Jorge Jesus: na Madeira o União pregou 1 – 0 aos lagartos. Uns dias atrás registara-se na Pedreira, Braga 4 – rival 3. Agora é a Doyen que quer papar 12 milhões ao clube e até no handebol levaram seis de diferença contra o FêCêPê. Uma semana horribilis para o B. de C. Arre porra, que é demais. Um gânglio basal do meu cérebro faz com que eu pule de alegria: como já compreenderam sou benfiquista até à derradeira gota de sangue, Policarpo Eusébio, casado, um par de rebentos e – e bom chefe de família, nos tempos salazarentos dizia-se assim.

 

Acho que o Orelhas, oops, o Luís Filipe Vieira é o maior do mundo dos presidentes dos clubes do chuto na canela (Falam os insidiosos e ingratos nuns pneus com pó branco dentro que há anos comercializou, deixá-los falá-los); também tenho a certeza de que o Rui Costa anda muito apagado mas vai arrebitar e que o Rui Vitória (a quem alguns mal-intencionados ali das bandas da casa de banho da Catedral dizem que mudou de nome e agora é só Rui) que se ponha a pau… Ele vai-se safando, mas os assobios…

 

Curiosamente amanhã é o dia de Natal (mau, começam já as confusões do costume originadas pela pergunta: o Natal

ortodoxos.jpg

 

dos Ortodoxos é o mesmo do dos Católicos?) Ora bem convém-me explicar, se for capaz disso, o que realmente se passa. Milhões de cristãos ortodoxos celebram o Natal no dia sete do Janeiro que se avizinha. Mas todos os cristãos recordam a Natividade a 25 de Dezembro, ou seja amanhã. Essa agora, que raio de situação: dois dias diferentes são… o mesmo dia?

 

O culpado desta aparente divergência é o calendário, ou os calendários. Com a breca; dizem os ortodoxos que não há um Natal atrasado. Aceitemos, porque na matemática, pasme-se, dois mais dois são quatro, mas também podem ser cinco… Nunca gramei a desgraçada matemática, por isso não percebo puto dela. Adiante que aritmética e essas coisas não são para aqui chamadas. Diz quem sabe que a explicação é simples: a Igreja Ortodoxa nunca aceitou a reforma do calendário feita em 1582 pelo papa Gregório XIII (que, mais papista que o papa, Portugal adoptou imediatamente) e continuou utilizando o até então calendário Juliano, enquanto o mundo ocidental passou gradualmente a utilizar o calendário Gregoriano. Daí que pareça ser verdade: são os dois o mesmo dia. Por mim – passo.

 

bacalhau 2.jpg

 

Posto isto, o olfacto diz-me que vem da cozinha um aroma composto de muitos cheiros. Já estão a cozer as batatas, as couves pencas, os brócolos e os ovos e obviamente o bacalhau. Já se cortam a cebola o alho e os coentros (cá em casa ninguém topa a salsa). Há outros acepipes para os que odeiam o ex- fiel amigo. E há as filhós, os coscorões, as azevias, os sonhos de abóbora e sem, o bolo-rei e até o mesmo, mas rainha. A árvore, ao canto da sala, já cintila e no presépio armado em cima da cristaleira ainda não chegaram os Reis Magos, ainda que  a Estrela pisque gloriosamente.

 

arvore.jpg

 

Batem à porta, é o Chico Gordo, tão ferrenho como eu, com um cachecol vermelho e um saco de garrafas. A esposa vem albardada  com um bolo de bolachas e mais uns comes. Vêm da casa deles e trás atrelada a família. Boas festas e trálaralará. O caçula perdeu a chupeta e berra que nem quando os nossos metem mais uma batata. Cala-se perante a árvore de plástico made in China engalanada, quer deitar a mão às bolas, às luzes e às estrelas, todas ao mesmo tempo, mas a Elvira-mãe diz-lhe que isso não se faz.

 

O puto que tem três anos não lhe liga peva torna a avançar. O Chico perde a calma – este gajo fez-me doer a tola durante todo o dia – dá-lhe uma lambada (pequena) e o miúdo recomeça a berrar, quero, quero, quero. Da sala de jantar vem outro brado, todos prá mesa!!!.  O pessoal desloca-se para apreciar os manjares, dar-lhes uma olhadela e comer. A bebida é muito importante. Há um tinto reserva de Esremôs, há um branco da adega cooperativa de Pias. Um rosé Muralhas e digestivos: uisque da Irlanda do Norte Bushmills, gin Gordons, teqilla Serrana, porto Dona Maria, cachaça Tiradentes e outras indiscriminadas. Só da descrição um homem fica bêbadíssimo... O gaiafo não come bacalhau, nunca bebeu "alcoois"; fica-se por Ice tea, light, por mor do açúcar que estraga os dentes e outras maroteiras e enfarda almôndegas com esparguete. A vida é dura e enclacrada logo aos três anos...

 

MENINO JESUS.jpg

 

No presépio montado em redor da árvore de Natal, ideia da minha filha Becas, com a ajuda do tipo que vive com ela, o namorido Valentim, estão a chegar osTrês Magos. Belchior, Baltasar e Gaspar, com os respectivos camelos (ai tantos que há por aí...) e os pastores ajoelhados rodeadosde ovelhinhas. Por cima paia um anjo, pendurado por um fio de nylon  num ramo da árvore, a fingir que está a  pairar. A Estrela que orienta os visitantes tm uma lampada dentro nem precisa de GPS. A Senhora, José, o pai (?) da criança. não está lé o Espirito Santo que o Salgado já saiu da gaiola. Salvo pequenas diferenças os presépios são tos iguais. O Menino deitado nas palhinhas da manjedoura sorri em barro. E penso para mim próprio que ele deve ser do Glorioso.

 ___________

 

NE - O textículo acima diz bem da categoria indesmentível e incontornável do autor: ele até é sprtnguista!!!...  

Autoria e outros dados (tags, etc)


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Cidália Ferreira a 24.12.2015 às 09:31

Muito bem!!

Feliz Natal,extensivo a toda a família
Beijos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 25.12.2015 às 19:29

Cidáliamiga

Obrigado - e retribuo

Qjs do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Observador a 24.12.2015 às 12:48

Que grande post(a) de bacalhau, HenriqueAmigo!
Um fantástico Natal lhe deseja o Observador cá do burgo, naturalmente extensivo a todos os seus.
Abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 25.12.2015 às 19:33

Observadoramigo

Entre um post e uma posta - prefiro, sem dúvidas a segunda. Porém, a que ontem comi era mais picaninha...

Obrigado. Retribuo os votos e daunelouodos para ti e todos os teus

Abç do Leãozão
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 25.12.2015 às 23:48

O Agostinhamigo mandou um comentário que chegou ao meu imeile, mas não chegou ao blogue, ainda que este o tenha registado: pedi-lhe para o repetir... Aqui vai a resposta :

"Caro Henrique,
leste-o? Se o leste, pronto, tá feito. De qualquer modo não sei o que o que escrevi nem tenho maneira de o recuperar. Foi escrevinhado de improviso, directamente na caixa de comentários. Quando acontece comentários que recebo não aparecerem publicados no blogger faço-o eu. Vou à minha caixa de correio e faço copy e paste.

Abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 25.12.2015 às 23:52

Maltamiga

Podem mandar respostas a este comentário do Agostinhamigo que se auto-proclamava supranumerário...

A minha repasta é apenas: "compreendi-te" como dizia o Vasco Santana
Sem imagem de perfil

De Maria do Mundo a 26.12.2015 às 21:36

Espero que o Natal tenha sido bom. Espero, sinceramente,que o ano comece melhor para o Sporting do que acabou.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 27.12.2015 às 01:45

Mundamiga

Estou de acordo contigo sobre o Sporting 89 675 321,7%!!!!!!

Qjs do Leãozão


Sem imagem de perfil

De Agostinho a 27.12.2015 às 11:56

Ora bem, pela descrição percebi a movimentação na área intensa pelo que o resultado foi a contento. Só não percebi a introdução de assuntos confusos por um encarnado, algum diabo vermelho, mal intencionado. Nas entrelinhas há um resumido e sumiço, histórico: o leão substituído, da noite para o dia, por um lagartaxo. Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes: chegado o Natal dá sempre uma tremideira danada lá prás bandas de Alvalade; mesmo com Jesus no presépio a tradição cumpre-se. Será que começaram a beber antes de tempo? Assim, em vez de consoada a malta fica-se desconsolada.
Fora o árbitro que o jogo é um jogo. O que interessa mesmo é a noite de Natal na Casa de HAF, sita na travessa do Ferreira. Tudo a preceito! Bacalhau do legítimo, doces de perder o tino e com a variedade farmacológica descrita de estalo não há dor que entre em gente que se aguente.
Bem esgalhada, Leãozão! Boas Festas e saúde para todo o clã.

PS - quanto à "supranumeraridade" ficou-se em águas de bacalhau. Demolhou-se tanto por estes dias que algum terá sido deitado fora com a água.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 27.12.2015 às 19:10

Agostinhamigo

Escriba é escriba e tem liberdade de encarnar os encarnados, oops, vermelhos (no tempo salazarento só se podia usar o primeiro termo porque o segundo era igual a comunistas…) mesmo sendo de sinal contrário. Tome-se o exemplo da bandeira nacional e da selecção.

Isso não quer (e não pode) dizer que o leão foi substituído por um lagartaxo, palavra, aliás, que não existe, de acordo com a 50ª edição do Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa da autoria de Magnus Bergstrom e Neves Reis. Essa do Natal e da desconsolada é mesquinha, torpe e insidiosa. No final da liga seguem-se as cuequin… oops é que farão-se contas e logo verá-se.., De resto e como muito bem disse o João Pinto antigo defesa do FêPêCê e em defesa no seu bom nome “previsões só no fim do jogo…”


Aliás lamento que mistures alhos com bugalhos: o HAF não nada que ver com a estória supramencionada. Para já –já não mora na Travessa do Ferreiro, mas sim na Rua José da Costa Pedreira, o que pode ser atestado pela Junta da Freguesia do Lumiar – depois porque o dito cujo não tem qualquer amigo chamado Chico Gordo casado com uma Etelvina, e muito mais.

Árbitro? Isso é com o Pedro Proença e o Vítor Pereira, lavo daí as minhas mãos pilatosionicamente e Jesus dizem que foi crucificado e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; o Jorge continua vivo e ainda vai dar aos leões muitas algumas alegrias.

Resta-me agradecer-te o bem esgalhado e dizer-te que há por aí muito supranumerário e vivem infelizes e descontentes

Um tanto atrasadas – Boas Festas no sítio do costume e, já agora, feliz Ano Novo, alegre Carnaval e santa Páscoa.

Abç do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 27.12.2015 às 21:19

Assim é qu'é falar sem tropeços nem adereços. Para isso não há como seguir o Prontuário/DN dos teus amigos. Quanto ao verde anda desmaiado... e nem se pode dizer que seja da chuva.
Boas entradas onde quer que seja, a pagar ou de borla, tanto faz, desde que sejam boas. Um bom Ano 2016.
Abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 27.12.2015 às 23:27

Agostinhamigo

Olha que não, Agostinhamigo, olha que não... As boas entradas (a pés juntos) devem ser respeitadas onde quer que sejam ou estejam... O Prontuário foi de princípio editado pela empresa que era proprietária do DN, a ENP (Empresa Nacional de Publicidade) privada que viria a ser nacionalizada e reprivatizada... Um pouco como as voltinhas minhotas...

Quanto ao verde andar desmaiado, só desmaia quem quer ou quem pode. Os leões - nunca!

Boas entradas

Leãozão
Sem imagem de perfil

De Graça Sampaio a 27.12.2015 às 23:04

Querido Henriquamigo, não se zangue comigo!!! É que mulher, dona-de-casa, mãe, avó, sopeira e tudo não tem mãos a medir nesta época (e nas outras todas...) Por isso é que tenho andada arredada daqui!

Faço votos para que o vosso Natal tenha sido bem passado (apesar da aselhice do Sporting...) e que tenham recebido bué da prendas.

Beijinhos e abraços e tudo bom!!
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 27.12.2015 às 23:38

Gracinhamiga

Visto isso e os factos já não é preciso trocar e destrocar as cartas de ambos os dois (???) A Raquel sublinha o que dizes: no dia 24 cearam aqui em casa 19 bicos; no dia 25 almoçaram cá em casa 16 estarolas; no dia 26 (nosso 52º aniversário de mariage) + 11 malandros. Como dizia a publicidade do terciário: ela a trabalhar e eu a... descansar (adaptado do Omo)

Pronto já está enumerado o nosso Natal e o calvário raqueliano, Para o ano há mais...

Bjs da Raquelinha e qjs do Leãozão

PS - No dia 16 do próximo mês de Janeiro reincidimos: partimos para Goa (e outras Índias) e voltaremos em 30 de Abril. Pouco tempo... :-))))

Madeira - o que é? Onde fica? É perto do Burundi?



Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 28.12.2015 às 02:02

Espero que tenhas tido um Santo Natal, FerreirAmigo.
Junto da família, daqueles que mais amas.
Natal que é símbolo de tragédia para os lagartos, por acaso.
Vá-se lá perceber porquê.....
Aquele abraço, boa semana
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 02:11

Coimbramigo

Tive sim senhor. Como podes ver antes - quem se lixou foi a Raquel. Isto é tudo muito bonito, arbóreo e mas toca a trabalhar - népia.

Quanto ao Sporting no dia 2 do ano que vem é que se vai saber de quem é o... saber: Jesus ou Lotepegui ou algo assim?

一個大大的擁抱 do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.12.2015 às 14:05

HenriquAmigo,

Antes que me vás bater à porta a pedir que te devolva as cartas que lá tenho amarradas com uma fita azul ( procurei por tudo quanto é canto e não encontrei nada ) apresso-me a vir até à tua nova Travessa.
Se a memória não me engana já te desejei as Boas Festas, mas vim na mesma!!
Da primeira parte desta tua bela crónica nem vou falar porque não me interesso pelo tema.
A seguir à imagem da posta do fiel amigo + as couves penca e os ovos - nunca vi um prato de Natal com 3 meios ovos , eu até nem ovos cozo, mas pronto, cada casa tem os seus hábitos - a coisa mudou de figura.
Adorei a tua 'simpática' referência aos convivas, chegados com os fedelhos à trela, mas achei que o teu amigo Chico com pouca pachorra para aturar as traquinices do puto mais velho.
Fiquei a saber- desnecessariamente - que a tua filha Becas vive com o Valentim, uma mistura de marido com namorado, e que todas as bebidas do antes, do depois e do durante a Ceia, foram todas do melhor que há no mercado vinícola.
Posto isto, resta-me desejar-vos boa continuação das Festas e pedir-te que, antes da abalada para terras estrangeiras, venhas até cá deixar-nos um "Até logo".

Com estima, deixo cá ficar - embrulhado em papel brilhante - um abraço para ti e um beijinho para a Dona Raquel!

Então? Portei-me bem?

Janita

Sem imagem de perfil

De Janita a 28.12.2015 às 14:08

Ora bolas!!

Esqueci de me identificar!!

Sou eu...a Janita!!
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 19:27

Morenitamiga

Já tinha p'cebido pla assinatura

Bjs da Raquel e qjs do Leãozão
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 19:25

Anónimajanitamiga

Ora viva comadri, vomecê portou-se maravilhosamente, de tal manêra quê cá até chorei de prazeri dalegria.

Nestas coisas de textículos natalinos há que ter muito cuidado senão ainda me aventam pela janela. Quando dizem que um home está morto apenas quer dizer que o gajo está chêo de malêtas.

Logo o herói da fita não sou eu, juro plas cinco chagas do Cristo e por isso nã respondo a provocações. Vomecê nã gosta de cabalhau tã gordo. E também de meios ovos:mas os intèros também têm de se cortar nã vá um camarada alambazar-se com um e os outros ficarão a ver navios.

O rapaz dono da casa está pensando em ir à do Chico, porque lhe parece que o Gordo lhe fanou uma botelha. Ca vida dele nã tem o home nada que vêri. E prontes fico-me por aqui. Obrigado.

Bêjs da Raquel e qêjs do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Janita a 28.12.2015 às 21:50

HenriquAmigo

Já me fartei de riri!
Aprovêta agora q'andas bom da perna para ir, fugindo a muito, à do Chico ver onde pára a botelha de tequilla serrana.

Quando um tipo está doente
Logo dizem que está morto.
A todo o vau chamam porto
Chamam gajo a toda a gente
Vestir safões é corrente
Por acaso é por adrego,
Ao saco chamam talego
E, até nas classes mais ricas
Ser janota é ser maricas
Ser beirão é ser galego.

Muito eu gosto dos compadris Alentejanos!

Fiquem bem!!
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 23:32

Janitamiga

Este Nuno que é da Câmara e dá pêras é um gozão. O que é interessante é que já outro fado sobre os alentejanos. Apenas o ouvi uma vez, mas gostei - muito... :-))))

Bjs da Raquel e qjs do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Luisa a 28.12.2015 às 18:45

Afinal, não se diz por aí que Natal é quando um homem quiser? Um homem ou uma mulher, vá... E ainda nem chegámos aos Reis.

Por isso, caro Henrique, aqui lhe deixo as Boas Festas e votos de um Excelente Ano 2016, pouco rezingão se possível... :)


Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 19:33

Luisamiga

O Verde algarvio fica-te muito bem! :-))))

O casal Ferreira agradece e retribui; mas pelos vistos o 2016...

Vamos para Goa a 16 de Janeiro e voltamos a 30 de Abril. Lá -tudo o indica - o 2016 vai ser bué da fixe!

Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

Sem imagem de perfil

De Majo a 28.12.2015 às 19:53

~~~
~ Afilhado querido.

~ Já percebi que fazes da consoada uma grande festa famiiar
onde reina o «bacalhau com todos», otimamente regadinho ...
~ E o passeio do galo?! És um herege incorrigível!

~ Fico feliz por saber que tudo correu bem e alegremente...

~ Que, também, te sejam agradáveis estes últimos dias, já
crescentes, do «Ano Velho» - já caquético de todo...

Beijos e abraços para o casal mais simpático da blogosfera.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 20:17

Querida Madrinhamiga

Poizé, o Natal é uma grande festa da família, com tradições que "têm" de ser cumpridas (e compridas). A Raquel é que se lixa: 24, 25 e 26 são SEMPRE passados na nossa casa e ela é uma moura a trabalhar.

24 e 25 não precisam de esclarecimento; já quanto a 26 a "música" é outra: 52 de casamento é obra... Já nem se sabe quem atura quem... :-)))) Mas, no fundo aturamos-nos um ao outro, oops. à outra.

Deixa-nos desvanecidos saber que somos o casal "mais simpático" da blogosfera. Ambos "os dois" (???) te agradecemos com muitos bjs e qjs

Raquel & Leãozão

Sem imagem de perfil

De Majo a 28.12.2015 às 21:51

~~~
~~~~~~~~ Alegres congratulações!

~ Saúde e muitas felicidades para outros tantos

de namoro, mimo e efusiva celebração da vida.

~~~~~ Beijinhos amigos para ambos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 28.12.2015 às 23:27

Querida Madrinhamiga

Só posso agradecer: muito obrigado

Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

Comentar post


Pág. 1/2




Mais sobre mim

foto do autor