Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

O milagre do Almanac

por Henrique Antunes Ferreira, em 18.02.16

Antunes Ferreira

 

Hoje vou contar um milagre verdadeiro. Não acredito em milagres, mas neste podem acreditar que sim, que é. Trata-se do Almanac de Parede que acaba de completar 113 anos sempre em língua portuguesa. A família Correia foi a sua fundadora. Reporto-me a um excelente assinado por Karsten Miranda na revista semanal de OHERALDO de que já escrevi um texto. Agradeço ao jornal e ao autor, aos quais nem seguer

 

tipografia-de-1888-2472904.jpg

 

A história dos Correias durante quatro gerações diz que nasceu em 1903 e ea impresso na Tipografia Progresso em Margão. Hoje o Almanac tem uma tiragem de mil eemplares, dos uais 125 vão para Damão onde o Português ainda é bastante usado. Ao fundador seguiram-se o filhoJoaquim Felipe Roque Correia e depois o neto Eric Correia, que é advogado mas continua a editar a publicação. Passaram pela Direcção Domingos e Elisa Ena Correia.


Auxilia o causico, sua mulher Sheira que é a entusiasta do Almanac que entre os seus diversos apoiantes conta com aFundação Oriente. Modernzou-se ainda qje seja publicado a preto e branco. Até já tem um Website linkado ao do governo de Goa. Continua a publicaar as festas católicas e as hindus, telegramas e seu preço, dias feriados das duas religiões, regras de de etiqueta e os nomes dos santos pdroeiros de cada dia. Nem falta a necrologia, com os pormenores dos funerais e respectivas condolências...

 

almanac 1.jpg

 

Mas o relevo é dado à festa anual de São Francisco Xavier na Velha Cidade e as novenas de Velha Goa que não tem nada que ver com a anterior. Mais um pormenor: no pricípio custava 25 poiçás preço que nem seuer tinha correspodênciia com o escudo português. Hoje compra-se por dez rupias (um euro vale cerca de 74 rupias...)
Um Amigo de Mapuçá (a terceira cidade de Goa) tem a colecçõ completa do Almanac de Parede que vem desde l seu bisavô até hoje. Repito o que no início deste artigo escrevi: é um milagre do querer, da perverança, do amor da Família Correia. Sem tentar fazer comparações (que poderiam ser de mau gosto) vem-me ao toutiço o nosso Borda d'Água ainda que sem gantos pormenores deste último.


Há uns tempos antigos (1980) escrevi para o DN um texto em que referia o incómodo da não existência do cê ceilhado cujo tipo se tinha perdido ou quiçá partido. O título era "Escrever coração com um 5 invertido". Goa está cheia de coisas quare inverosíveis mas que acontecem desafiando o tempo. Não é preciso muito tempo para as descobir e entender. Elas estão aqui à mão de semear. Haja quem acompanhe um qualquer escriba e elas surgem aparentemente do nada.


Nunca me passaria pela cabeça descobrir a publicação, mas finalmente isso aconteceu. Porque em Goa pode acontecer tudo, até o Almanac de Parede que se pode encontrar nas paredes das velhas mansões ao estilo português. Ou seja, ao estilo luso-goês hoje ao estilo colonial...

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Janita a 18.02.2016 às 23:50

Que beleza de crónica, HenriquAmigo!
Sempre estamos vivendo e aprendendo.

Na verdade é um milagre esses 113 anos de vida do Almanaque de Parede. Como bem dizes, milagre de persistência e perseverança por parte da família do fundador.

Não poderias repescar esse texto que escreveste para o DN e obsequiar-nos com "Escrever coração com um 5 invertido"?
Interessante essa substituição do C de cedilha por um 5 invertido.
Nós, portugueses, somos imbatíveis na arte do desenrascanço. :)

Não estou esquecida sobre o pedido que me fizeste, mas sabes que eu poucos e-mails tenho dos amigos comuns. A maior parte têm-no no próprio blog.
Não queres esperar até voltar? Às tantas ainda os voltas a perder!!

Com votos de tudo de bom para vós, aí vai um abraço bem apertado.

Janita
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 20.02.2016 às 18:42

Janitamiga

Não sabes como fico feliz com o teu comentário. Creio que esta "descoberta" do artigo publicado em "O"HERALD"O" foi motivo de grande satisfação; também eu não sabia desse milagre e só o texto do Karsten Miranda me permitiu conhecer o "Almanac de Parede".

Isto vem reforçar o nosso velho ditado "quem porfia sempre alcança" A sorte ajuda os audazes diz outro rifão mas eu acrescento também ajuda os jornalistas...

O texto publicado no DN faz parte duma série de artigos quee publiquei no DN após a minha primeira visita a Goa: podes pedi-lo para o Centro de Documentação do jornal que na altura era Biblioteca e Arquivo.

Quem te poderá ajudar é o meu grande Amigo Leonel Gonçalves que em 1980 era o director da biblioteca. Vou enviar-te por imeile o endereço dele, mencionando que és minha Amiga.

Quanto ao pedido já muita gentamiga me enviou uma montanha de informações. Mas se por acaso souberes o imeile da ematejoca... manda-mo. Muito obrigado antecipadamente.

Bjs da Raquel e qjs do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Janita a 24.02.2016 às 15:19

HenriquAmigo

Apesar de andar mais para lá do que pra cá, com uma gripalhada de caixão à cova, não pude deixar de me arrastar até aqui para te dar uma alegria.

Pois, o imeile da nossa querida amiga Ematejoca foi-me entregue em casa ( leia-se blog) já que me havia deslocado até Düsseldorf a pedi-lo directamente à sua proprietária, uma vez que o não possuía.
Sem mais delongas aqui te o deixo, meu Amigo.
Poderá, assim, desde já, dar início aos vossos diálogos em alemão, idioma que tento te apraz falar.

temira.hoffbauer@gmx.de

Com a consciência tranquila por haver cumprido a missão que me propus levar a cabo, volto para o quentinho do meu leito, a ver se me ponho boa, depressa.

Abreijos com amizade da:

Janita

Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 24.02.2016 às 16:27

Janitamiga

lieber Freund
Danke. Nur Sie - auch Grippe - könnte mir geben so viel Freude und Glück. Du bist eine ganz besondere Frau.
Ich habe Kenntnis von den Informationen gemacht und wünschen viele Verbesserungen - im Bett ...
großen Löwen

ou seja

Querida Amiga

Muito obrigado. Só tu - mesmo engripada - me poderias dar tanta alegria e felicidade. És uma mulher muito especial.

Já tomei nota da informação e desejo muitas melhoras - na cama...

Leãozão
Sem imagem de perfil

De O Meu Sofá Amarelo a 18.02.2016 às 23:55

Eu gostaria imenso de ter uma almanac deste género e depois de ler o teu artigo fiquei com vontade de criar algo parecido na revista onde colaboro... temos lá um quadro vazio, mesmo propício e "à espera" de uma coisa destas... nunca será um almanac mas pode tornar uma parede útil... um abraço e obrigado pela "ideia" .
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 21.02.2016 às 15:32

Alexandramigo

Quando alcançares esse objectivo diz-me para eu passar a informação aos Correias :-))))

Abç do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 19.02.2016 às 02:16

E em Macau tens três diários e dois semanários em língua portuguesa, FerreirAmigo.
Nada amigos do Poder, mas acarinhados pelo mesmo.
Leitura obrigatória!!
Aquele abraço para ti, beijinhos para a Raquel, bfds
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 19.02.2016 às 11:35

Coimbramigo

Por incrível que pçareça NÃO ENCONRO O TEU IMEILE. Manda-mo por favor para o ferreira20091941@gmail.com

Entretanto é sempre bom receber notícias de Macau e dos seus "jornais independentes" :-)))))

Abr do Leãozão...
Sem imagem de perfil

De Cidália Ferreira a 19.02.2016 às 21:58

Não sei... Mas uma coisa é certa, gosto imenso de o ler, só não tenho categoria para o comentar como realmente merece.
Admiro toda a sua sapiência. São muitos anos, né?
Maravilhoso... Mas de almanaques não entendo nada. Lool

Bom fim de semana.
Beijinhos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 21.02.2016 às 15:35

Cidáliamiga

Gosto muito da tua sinceridade, mas acho que te diminuis. Continua a comentar que eu adoro o que escreves

Qjs picantes do Leãozão
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 21.02.2016 às 22:57

Velho esse almanac fruto de teimosos como tudo o que persiste no mundo. Editado e afixado nos lugares de estilo sera um tira-teimas nao va alguem comemorar alguma data de vespera feito peru. Essa historia da cedilha vale a cronica, vale uma cronica. Boas ferias, Leaozao.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 23.02.2016 às 08:00

Agostinhamigo

Concordo contigo, este Almanac é um espanto. Por isso que, apesar de não acreditar em milagres, este é-o. À persistência háa que juntar a coragem - muito simplesmente publicar coisas em Português aqui tem que se lhe diga... Um destees dias vou explicar isto...
Se quiseres lar a crónica do ç e do 5 faz como disse à Janitamiga aí em cima... Porque ela, a crónica, qed háfoi publicada em 1980 ou + ou -

Abç do Leãozão

Sem imagem de perfil

De Graça Pires a 22.02.2016 às 11:04

Fantástico existir há 113 anos esse "Almanac de Parede". É uma ideia muito interessante que só se mantém porque essa família tem mesmo gosto em lhe dar continuidade. O que pode a persistência, amigo! Obrigada por dar a conhecer...
Um beijo.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 23.02.2016 às 08:06

Gracitamiga

É mesmo assim. Os Correias têm fibra, persistência e coragem como disse ao Agostinhamigo...Delirei com o assunto e tinha de o publicar!

Qjs do Meãozão
Sem imagem de perfil

De Majo a 22.02.2016 às 19:16

~~~
Muito interessante, querido afilhado.
Raízes culturais que não se perderam...
O 'almanac' parece-me ser muito prático e útil...

Ao tempo que não nos encontramos!
Enviei 'mails' para um endereço sapo, recebi, então, o mesmo na 'yhaoo',
que foi alternado por uma amiga para 'g.mail' e por fim experimentei o
'yahoo'. Pararam de ser notificados como inexistentes, mas não deste
nenhuma resposta...

Vou apreciar os teus restantes 'posts'.

~~~ Dias felizes para ti e Raquel. ~~~
~~~~~~~~ Beijinhos amigos.~~~~~~~~
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 23.02.2016 às 08:26

Madrinhamiga

Penso qque o tsunami que me atingiu tudo o que era "blogosferático" para já parece estar melhor de saúde, mas nunca fiando.

De todos os desaparecimentos e suspensões continuo não saber qual o motivo desta trapalhada. Um dia vou contar-te o que aconteceu - se for capaz...


No meio da confusão desapareceram mais imeiles entre os quais o teu. Envia-mo por favor para o meu actual (até ver...)

ferreira20091941@gmail.com

Bjs da Raquel e qjs do afilhado Leãozão
Sem imagem de perfil

De Majo a 22.02.2016 às 22:15

~~~
Foram seis crónicas muitíssimo interessantes e proveitosas.

Avisei-te que ia estar ausente da blogosfera por motivo de
obras em casa, mas os mails ' para o gmail ' foram notificados
como endereço desconhecido...

Então, agradeço-te que me envies um, para eu poder acertar
o endereço.

~ Abraços e beijinhos para o meu querido afilhado e esposa.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 23.02.2016 às 08:28

Madrinhamiga

Está tudo na resposta anterior...

Bjs e qjs do casal Ferreira

Sem imagem de perfil

De Manuel a 23.02.2016 às 01:24

Temos que acreditar em milagres, pois só por milagre podemos encontrar uma publicação com tão longa existência.
Muito boa esta crônica.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 23.02.2016 às 08:31

Manelamigo

Poizé; um milagre dizem que é um... milagre. Este vi-o e pude aprecia-lo e aplaudi-lo... :-))

Abç do Leãozão

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor