Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

Um Rolex de ouro

por Henrique Antunes Ferreira, em 10.05.16

  

36802.jpg

 

O tipo sabia que eu tinha regressado de Goa. Eu ia embrenhado a pensar no Centeno e nos números da execução fiscal, que tinha aprendido no ministério das finanças onde estivera com o Sousa Franco. Disse que era meu amigo desde os tempos da escola Mouzinho da Silveira, usa um bigodinho cinéfilo, por cima do lábio superior, óculos de aros metálicos, Ray Ban falsíssimos. Mas eu não o conhecia. Devia ser das dezenas de anos atrás em que tal acontecera quando a Dona Clélia Marques nos impunha decorar e recitar todas as linhas férreas de Portugal e todos os rios do país e seus afluentes do Norte para o Sul. Sabia isso - mas não o conhecia. O homem estava bem documentado…

 

Entretanto não lhe ligava muito pois o raio das péssimas declarações de Passos Coelho que julga que ainda é primeiro-ministro levavam-me a apostrofar o fel que destilava do chefe do PSD chateavam-me. Há duas espécies de perder como diria Monsieur de La Palice: a boa e a má. Coelho escolheu a segunda. Mandou às malvas o fair play – se é que algum dia o teve. E o homem que eu não conhecia continuava a debitar o seu longo discurso que me entrava por um ouvido e saía pelo outro.

 

Citava nomes diversos, morava na estrada das Amoreiras e até conhecia o senhor Alfredo, porteiro do meu prédio na rua Filipe da Mata e marido da senhora Ângela, que era a mulher-a-dias da nossa casa. O senhor Alfredo, militante da boa pinga, de todas para ser mais correto, era quem me levava à escola, parando por minutos na taberna Monção ali ao largo do Rego, juntinha à estação de comboio, para meter combustível: dois copos de três de palhete. Do Cartaxo.

 

Perguntei-lhe o nome, disse-mo, também não o conhecia, excepção à regra (todas as têm), pois sou bom de memória. Afinei. Que desejava? Rapou do bolso, olhou em volta, um lenço que embrulhava um relógio de ouro, um verdadeiro Rolex. Por uns euros coisa pouca, praí uns trezentos e cinquenta euros sem cêntimos, muito menos IVA, preço para amigos companheiros de carteira. Interrompi-o; desses comprei em Hong Kong uns vinte para oferecer a amigos no Carnaval. Custaram-me todos menos de quarenta euros.

 

2015-11-04-antonio-Costa-Catarina-martins-Jeronimo

 

Foi-se embora descoroçoado mas uns passos depois voltou-se: cabrão, vê-se logo que és primo do Costa, do Jerónimo ou da Catarina!. Como sou bem- educado não lhe retorqui. Dirigi-me a um polícia que falava ao telemóvel, deixei-o acabar a conversa com a querida, e contei-lhe o acontecido e o digníssimo agente da autoridade respondeu-me: é a vida. Depois digam que o Guterres foi um mau primeiro-ministro. E o Marcelo como PR também. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 10.05.2016 às 04:41

FerreirAmigo,
Sou um gajo sem vícios - não fumo, não bebo, não ando na borga, faço as refeições todas em casa, se calhar sou um chato.
Mas há uma maluqueira que me acompanha há muitos anos (e à minha mulher também) - os relógios.
Não compro relógios falsos (para quê???).
Mas tenho (temos) muitos relógios.
Bons relógios, que me dão gozo e que têm sempre valor.
No final do ano passado comprei (andei a juntar dinheiro para isso) um para mim e outro para a minha mulher (mais um para cada um).
Desses mesmo que estás a pensar.
Aquele abraço para ti, beijinhos para a Raquel
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 10.05.2016 às 17:48

Coimbramigo

Tu (vocês) pelos relógios - nós por cá pelos presépios (842...) pelos elefantes (89), pelos budas (112) pelos ícones (64) e finalmente pelos cristos na cruz (32). Todo louco tem a sua mania e nós temos um apartamento com 162 metros quadrados Alugados....

Mesmo assim e por mais que sejam os armários com portas de vidro, as cristaleiras (também de vidro) as prateleiras e outros artefactos o espaço está um tanto congestionado. Já pensei em plantar uns semáforos pois não há vizinhos por baixo. Mas o proprietário não achou muita graça...

Por isso temos vindo a recorrer à arrecadação que temos na garagem para auxiliar-nos neste transe. Onde existe um guarda-fatos de plástico, armários e prateleiras nas paredes e outros; mas as garrafas da minha garrafeira também não permitem grandes floreados-

Porém, relógios entre mim e a Raquel só temos doze. E quanto a canetas (das boas) são apenas 187- Podes imaginar a trabalheira que tem a dona Conceição que já faz parte da família (21 anos connosco) na manutenção desta cegada...

Enfim não foi em vão que andei (e andámos) por 120 países do Mundo. Não temos ma§§a§ mas quando for (mos) para o forno crematório vamos de barriga cheia... Por junto a nossa reserva não chega aos 21.000€, pois não somos de poupanças... Os filhos já estão criados, cada um tem o seu curso superior e os netos para lá caminham. Por isso de herança apenas ficaram com estes pertences e o bom nome, a honestidade e o aproveitar a vida - para viver.

Desculpa-me o "relambório" longuíssimo mas fostes tu que começaste a falar em relógios. Gostava que respondesses a estas confissões, aliás raríssimas...

Qjs e abçs dos Ferreiras para os Coimbras. Naturalmente do Leãozão (e lá se foi o campeonato, ai Jesus... :-)))
Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 11.05.2016 às 02:27

Isso não é mania, FerreirAmigo.
São coisas que a gente gosta (temos todo o direito a gostar de coisas), que nos trazem prazer, que nos fazem sentir bem, que evocam momentos felizes.
Canetas há-as aos montes na casa em Portugal.
E mais relógios.
E moedas (aqui e lá).
E selos.
A minha mulher também gosta, e tem muitas, de jóias (algumas são recordações familiares) e de carteiras.
Qual é o problema de gostar destas coisas todas??
Temos que saber equilibrar estes nossos gostos por coisas com aquilo que é essencial na vida.
E o essencial é a educação e o futuro dos filhos.
E o nosso futuro.
Quando é assim, ter gostos na vida até é saudável.
Aquele abraço para ti, beijinhos para a Raquel

(O Jorge Jesus perdeu o ÚNICO dérbi que não podia perder. Já não é a primeira vez que, quando tem tudo para "matar" o adversário, "morre" ele)
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 11.05.2016 às 18:01

Coimbramigo

Lembraste-me que me tinha esquecido (bonita contradição...) das colecções de malas e sandálias da minha cara esposa. São aos montes e por isso mesmo arranjou um armário especial para as "chausseres femme" bem como outro para as malas além de vários cabides onde pendura algumas.

Nos aniversários dela isso facilita a escolha da prenda. No Natal e no dia do casamento por vezes há excepções - poucas... Ah, já me esquecia dos dos colares, dos anéis grandes e dos relógios idem. Enfim, "ego te absolvo a pecatos tuis"... :-) Vá lá que é quase tudo pechisbeque.

Concordo contigo (em parte) não são manias embora andem lá perto... Claro que coleccionar aquilo de a gente gosta tem o seu preço. Eu fumava quilos de Gitanes sem filtro (o que felizmente já deixei de fazer desde 1984) Mas depois da morte do meu Pai entre um almoço e um maço de cigarros acabava por escolher o segundo.

A ma$$ era muito pouca, quando antes do seu falecimento chegava e sobrava. A minha Mãe deu cabo do que ele lhe tinha deixado (pouco), eu comecei a trabalhar - tinha 18 anos - vè lá tudo onde... No Jornal da FNPT (Federação Nacional dos Produtores de Trigo, de que ele era director-adjunto do eng. Santos e Castro) onde ganha 12$50 à hora...

E concordo totalmente sobre o futuro ´da minha e quatro netos já que os filhos e as filhas noras estão muis ou menos arrumados. Já cá esraei quando eles entrarem no mercado de trabalho mas mesmo assim...

Qjs às ruas mininas e abç para tu Leãozão

(Nem vale a pena falar no futebol; mas que o Sporting foi a melhor equipa... com alggns trppeções. isso é verdade.j
Sem imagem de perfil

De Cidália Ferreira a 10.05.2016 às 13:32

Ora então está bem!
Tudo isto para falar de relógios. Tenho, mas, dos mais baratuxos.
Mas tenho um sonho. É ter um relógio oficial do Benfica. Isso sim deixaria-me muito feliz.

Não entendo como não consegue entrar no meu blogue.

Beijo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 10.05.2016 às 17:53

Cidáliamiga

Não consigo entrar no teu blogue porque não tenho um blogger. Mas no sábado que vem vou pedir aos meus mentores/netos para me fazerem um que ficará em paralelo com o actual.

Relógio dos dos passarinhos? Na loja da capelinha da Luz há-os em barda... Ainda se fosse um dos leões... :-)))))))))))

Qjs

Leãozão
Sem imagem de perfil

De Cidália Ferreira a 10.05.2016 às 21:35

Lool.. Pois é! A Minha Mãe deu-me à Luz, e não ao lagarto. ehehhhehe. Além disso tenho sangue vermelhinho..

No entanto, respeito o adversário, desde que me respeitem, lol

beijo vermelhinho ;-)
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 10.05.2016 às 23:43

Cidáliamiga

Ferreira? Ferreira? Queres ver que ainda somos primos... Mas não na cor: eu sou verde que representa a esperança; tu és vermelha que significa a dor; eu sou verde e digo sim aos automóveis, etc; tu és vermelha e paras os veículos... :-)))))))))))))))))))))))))))))

Qjs verdinhos do Leãozão
Sem imagem de perfil

De majo a 10.05.2016 às 15:14

~~~
Eheheheheh!
Então o vigário era da direita
e tu ouviste o conto pacientemente!
Achou que tinhas pinta de inocentinho...

Quanto aos desastres do Coelho Tropelias,
nem vou comentar - não merece a pena -
pois o sujeito caiu num ridículo palhaçal...

Beijinhos
para o Leãozão e sua muito amada Raquel.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sem imagem de perfil

De majo a 10.05.2016 às 15:41

~~~
Acabei de comentar o post ' anterior.
Já tinha lido, numa altura que estava
sem tempo para te dedicar carinho...
Bjs
~
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 10.05.2016 às 18:02

Madrinhamiga

Tinha entendido e podes estar à vontade

Qjs do afilhado Leãozão (e lá se foi o "títalo"...
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 10.05.2016 às 18:00

Madrinhamiga

Não foi a primeira vez que me tentaram "enrolar" Até em Varsóvia um polaco tentou o golpe das notas falsas... Para não falar na Espanha, no Brasil, na Roménia e outros mais... Mas, palavra, nunca o conseguiram

O escrito tinha subentendido/expresso o fantasma da porca política como deves ter compreendido. O Coelho está cada vez mais hutentote...

Qjs muitos do casal Ferreira incluindo obviamente o afilhado Leãozão
Sem imagem de perfil

De João Paulo de Oliveira a 12.05.2016 às 22:50

HenriquAmigo.
Este teu Amigo parvo, como dizem no reino distante além-mar, que reside do lado de cá do grande oceano e hemisfério, que nos separam, tem mania de colecionar DVDs.
Para nosso gozo mor voltastes incólume e serelepe de Goa e, de pronto, publica aqui na nossa travessa.
Na minha já distante adolescência, quando estávamos sob a égide dos malditos anos de chumbo (1964-1985), um gajo, como dizem ai, tentou me vender um relógio vagabundo como se fosse de primeira linha.
Lembranças à destemida extremosa Raquel, que tem a triste sina de aturar-te desde o tempo dos Afonsinhos.
Caloroso abraço. Saudações raquelianas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.
Sem imagem de perfil

De Teresa Hoffbauer a 15.05.2016 às 02:10

Afinal de quem és primo, do António, do Jerónimo ou da Catarina?

Eu cá nem me zangava pelo "cabrão", no meu caso "cabra".
Eu dirigia-me a um polícia para me queixar da verdadeira ofensa; ser prima do Dr. António Costa.
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 16.05.2016 às 23:00

Não eram os apitadores que faziam colecção de Rolexes para se enganarem no tempo? Acho que isto acontecia ainda Jesus não viera ao Mundo.
Quanto ao virtual, não há um granjola, administrador da caranguejola, que o mande desamparar a loja?
Tenho um Tissot que já não uso desde que inventaram os telelés.

E por aqui me fico com saudações desportivas e
grande abraço para o Casal Ferreira.
Sem imagem de perfil

De Maria Beatriz de Bragança a 21.05.2016 às 23:03

Amigo Henrique
Parabéns pelo novo aspecto do teu blogue.
Quanto ao texto, nunca perdes o teu sentido de humor! E ainda bem! Neste momento, estava mesmo a precisar de ler ajgo do género...Obrigada.
Um abraço
Beatriz
Sem imagem de perfil

De Maria Beatriz de Bragança a 21.05.2016 às 23:03

Amigo Henrique
Parabéns pelo novo aspecto do teu blogue.
Quanto ao texto, nunca perdes o teu sentido de humor! E ainda bem! Neste momento, estava mesmo a precisar de ler algo do género...Obrigada.
Um abraço
Beatriz

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor