Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

...

por Henrique Antunes Ferreira, em 15.12.15

 

 A Vénus do bairro

hqdefault.jpg

 

Dois amigos desde 1959; o Damião e o Bertolino. Mas enquanto o primeiro é de 42, o segundo de 52, ambos de boas colheitas. Damião é do Porto e já vai nos 73 anos, Bertolino fica-se pelos 66 e nasceu em Lisboa. Os dois estão reformados – e mal pagos. E ainda roubados pelas Finanças.  Local de poiso habitual: quinta das Conchas e dos Lilases. Especialidades: bisca sueca e xadrez. De tão repetidos os jogos, os mirones que os rodeiam costumam mandar bocas, ó pá eu cá não ia por aí, o gajo avança com o bispo, come-te o cavalo e estás lixado. Em seguida dá-te um xeque ao rei e já foste…

 

Porém se se trata da bisca, os ditos conseguem ser piores: cuidado, o tipo tem muitos trunfos e a dama come-te a sota, se não tiveres um ás na mão é uma bandeira. No caso vertente chegam-se à mesa mais dois parceiros recrutados entre os assistentes; calha bem, são sempre os mesmos, escusavam-se de fingir que era ao calhas ou ao pau de fósforo, nada disso são o Zebedeu e o Carinhas: Embaralha e torna a dar, cuidado s cartas estão marcadas, mas que ganda trafulhice!...

 

Hoje à tarde não houve jogatana. Damião, guloso e de olhar concupiscente, sabes uma coisa? Como é que eu ia saber, tu ainda não me disseste do que se trata? Vou já dizer-to, mas primeiro tens de jurar pelas sete chagas de Cristo que não dizes nada a ninguém. Feita a acta do juramento por via oral, não havia por ali papel azul para o escrever, nem testemunhas, muito menos tabelião, hei-de fazer requerimento à junta da freguesia para pôr aqui, pelo menos um praticante de auxiliar de experiente estagiário de escritório de notário.

 

afrodite.jpg

 

Tens cada ideia… Abre a boquinha e reza lá a estória. A minha vizinha Olinda que morava na porta em frente da minha… Morava? Homessa que esses termos até parece que ela morreu… E morreu mesmo; quando deram por ela já estava falecida e o cadáver, frio, até nem precisava de certidão de óbito. E depois? Depois já se mudou para o apartamento uma nova rapariga, bela como a Vénus… Quem? Esquece. Só te posso dizer, e ainda há pouco a vi pelo cantinho do olho, que deve ser a melhor vizinha do bairro. Curvas estonteantes, madeixas, olhos verdes e lábios de coral. Ganda sorte…, és um bacano. Se fosse eu (e não sou infelizmente) passava a jogar no Euromilhões.

 

VenusPaleolitico.jpg

 

 

Bom, acaba lá com essa treta…Ó meu… Vê lá tu, logo me acorreu ao cristalino bestunto, a fita com a Marylin Monroe, “O pecado mora ao lado”. Chiça, Damião, ainda t’ alembras dela, tu tens cá uma memóira. Mas, embora tenhas visto essa boazona de viés, acaba lá a descrição. É mesmo boazona, tem praí uns sessenta e poucos mas ainda deve romper meias solas, carago… Porra, Damião, deve ser a Vénus do Paleolítico…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Agostinho a 16.12.2015 às 20:13

O Damiao mesmo sendo mais velho 10 primas que o Bertolino, entusiasma-se como se fosse um rapaz de dezasseis, sinal de que anda com o colesterol controlado, ou, entao, tem propensao para o delirio. O Bertolino parece que ainda nao precisa de lamber a bisca e tera ainda argumentos para entrar noutros jogos. O nosso amigo Henrique parece ter voltado a reportagem, com tal e o entusiasmo, que vai aumentar as edicoes semanais da Travessa. Jardins e outros locais
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 23:20

Agostinhamigo

Sabes qual é a diferença entre um sexagenário e um septuagenário?

O sexagenário ainda se tenta, o septuagenário só se senta...

Continuo a gostar da reportagem, sim senhor. Se comprares a revista JORNALISMO & JORNALISTAS(« Nº 60 Abr/Set 2015, do clube de Jornalistas, nela encontrarás um trabalho excelente do Comendad, digo, comentador aqui na Travessa, o Gonçalo Pereira.

O rapaz deu-se ao cuidado de falar com um tal HAF que resultou em 7 (sete) páginas. O título também é muito bom: MIL SOBRESSALTOS DA ENTREVISTA COM WALESA.

E por aqui me fico...

Abç do Leãozão um tanto afanado...
Sem imagem de perfil

De Agostinho a 17.12.2015 às 14:38

Caro Henrique, o comentário smartphoneado, sem qualquer tipo de revisão, ficou a meio por via de brilhos upgradianos da tecnologia. Tinha, eu a continuação pronta a publicar e, "nos entretantos", recebo uma chamada telefónica. Acabada a conversa verifiquei que a prosa alisada com tanto carinho, muito para além das virtudes do fotoshop, se tinha volatizado. Era assim-assim mas tinha um aspecto que tu nem imaginas (é assim que os Damiões lá vão). Foi-se.

Quanto à questão reflexa "se tenta ou "se senta" não podemos fazer juízos de valor, o que interessa é o resultado, com mais ou menos produção, com mais ou menos coreografia, o que interessa é chegar lá.
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 18.12.2015 às 00:45

Agostinhamigo

Juro-te pela saúde meu Pai (que já faleceu há mais de 60 anos) que dessa coisas de foto xaropes e etc. & tal.

Também tenho um aparelho diabólico que se denomina çe-marte-fone do qual sei tanto como dos âpegreides. Enfim, eu só sei que nada sei "ipse se nihil scire id unum sciat" que motivou uma dicotomia sobre o/s seu/ autor/es: Sócrates (*) e Platão.

Este último num arroubo doentio escreveu οὗτος μὲν οἴεταί τι εἰδέναι οὐκ εἰδώς, ἐγὼ δέ, ὥσπερ οὖν οὐκ οἶδα, οὐδὲ οἴομαι. Do que não duvido pois o supracitado Platão era homem para isso e muito mais

Já no concernente aos entas palavra d'honra que não fui eu que inventou o trocafilho; sou mais de ir de São Miguel a Santa Maria, mas isso é uma troca de ilha.

Ite missa est

एक महान गले के महान लियो

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Mais sobre mim

foto do autor




subscrever feeds