Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

...

por Henrique Antunes Ferreira, em 15.12.15

 

 A Vénus do bairro

hqdefault.jpg

 

Dois amigos desde 1959; o Damião e o Bertolino. Mas enquanto o primeiro é de 42, o segundo de 52, ambos de boas colheitas. Damião é do Porto e já vai nos 73 anos, Bertolino fica-se pelos 66 e nasceu em Lisboa. Os dois estão reformados – e mal pagos. E ainda roubados pelas Finanças.  Local de poiso habitual: quinta das Conchas e dos Lilases. Especialidades: bisca sueca e xadrez. De tão repetidos os jogos, os mirones que os rodeiam costumam mandar bocas, ó pá eu cá não ia por aí, o gajo avança com o bispo, come-te o cavalo e estás lixado. Em seguida dá-te um xeque ao rei e já foste…

 

Porém se se trata da bisca, os ditos conseguem ser piores: cuidado, o tipo tem muitos trunfos e a dama come-te a sota, se não tiveres um ás na mão é uma bandeira. No caso vertente chegam-se à mesa mais dois parceiros recrutados entre os assistentes; calha bem, são sempre os mesmos, escusavam-se de fingir que era ao calhas ou ao pau de fósforo, nada disso são o Zebedeu e o Carinhas: Embaralha e torna a dar, cuidado s cartas estão marcadas, mas que ganda trafulhice!...

 

Hoje à tarde não houve jogatana. Damião, guloso e de olhar concupiscente, sabes uma coisa? Como é que eu ia saber, tu ainda não me disseste do que se trata? Vou já dizer-to, mas primeiro tens de jurar pelas sete chagas de Cristo que não dizes nada a ninguém. Feita a acta do juramento por via oral, não havia por ali papel azul para o escrever, nem testemunhas, muito menos tabelião, hei-de fazer requerimento à junta da freguesia para pôr aqui, pelo menos um praticante de auxiliar de experiente estagiário de escritório de notário.

 

afrodite.jpg

 

Tens cada ideia… Abre a boquinha e reza lá a estória. A minha vizinha Olinda que morava na porta em frente da minha… Morava? Homessa que esses termos até parece que ela morreu… E morreu mesmo; quando deram por ela já estava falecida e o cadáver, frio, até nem precisava de certidão de óbito. E depois? Depois já se mudou para o apartamento uma nova rapariga, bela como a Vénus… Quem? Esquece. Só te posso dizer, e ainda há pouco a vi pelo cantinho do olho, que deve ser a melhor vizinha do bairro. Curvas estonteantes, madeixas, olhos verdes e lábios de coral. Ganda sorte…, és um bacano. Se fosse eu (e não sou infelizmente) passava a jogar no Euromilhões.

 

VenusPaleolitico.jpg

 

 

Bom, acaba lá com essa treta…Ó meu… Vê lá tu, logo me acorreu ao cristalino bestunto, a fita com a Marylin Monroe, “O pecado mora ao lado”. Chiça, Damião, ainda t’ alembras dela, tu tens cá uma memóira. Mas, embora tenhas visto essa boazona de viés, acaba lá a descrição. É mesmo boazona, tem praí uns sessenta e poucos mas ainda deve romper meias solas, carago… Porra, Damião, deve ser a Vénus do Paleolítico…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Coimbra a 16.12.2015 às 03:38

Mesmo aos sessenta ainda há para aí umas boazonas, FerreirAmigo.
Os sessenta de agora não são os sessenta de antigamente.
Trabalho de bisturi?
Pode ser.
Mas lá que há alguns muito bem feitos, lá isso há.

Os dois reformados a jogar cartas, a jogar xadrez, trouxeram à memória o meu avô Sá e a sua tertúlia.
Comigo, garoto, no meio deles.
Puxou ao sentimento.

Aquele abraço
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 16.12.2015 às 23:06

Coimbramigo

Referes-te ao botox, às implantações mamárias et aliud?

No resto fazes-me lembrar aquela senhora que tinha uma chave de lata de sardinhas no calcanhar. Todos os dias de manhã dava à manive..., oops, uma volta à chave; e ela e o marido viverammuito felizes até à interni, digo, eternidade...

Gostava de ter conhecido o teu Avô - para lhe dizer que tu não sais a ele...

一個大大的擁抱 do Leãozão (O que é Braga?)

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor