Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor


Comentários recentes


Favoritos




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

É mesmo velho...

por Henrique Antunes Ferreira, em 29.11.15

 

 

 

Só quando se chega a uma provecta idade se dá conta que o Mundo mudou (quase) completamente: é o meu caso. Parece vergonhoso reconhecê-lo, mas não é. Um homem é um homem e um gato é bicho. Vejam-se alguns exemplos diversos. Na linguagem dizia-se uns anos afastados muito bom; hoje é bué da fixe; como estás meu amigo? Agora para simplificar como tás meu? Adulto é cota. Isto implica situações chatas e por vezes complicadas. Porém não é só na linguagem. Um exemplo.

 

Há uns doze/treze anos conversava com os meus netos sobre as coisas do antigamente. Vocês sabem que o avô ainda usou telefones de manivela? De manivela? E não havia smartfones? Tabletes? Play stations? Nada disso, oh, oh… Usei mesmo telefones de manivela mais ou menos iguais aos que aparecem nos filmes de cobóis… Cobóis? O que é isso? Lá tive de explicar o que eram os ditos cujos que geralmente batiam-se com s bandidos e sacavam mais rapidamente do que eles. Sacavam? Ganda seca! Resumi a informação e passei para outra onda (curta).

 

 

Eléctricos abertos2483487.jpg

 

 

No meu tempo havia eléctricos sem paredes laterais, abertos… Como assim? Laterais? Abertos? Pois era; para facilitar a entrada aos passageiros pois s bancos eram corridos. Essa agora… E como se chegava à máquina distribuidora de tíquetes e de validação? Não havia, eram os cobradores que picavam os bilhetes e os cobravam e para isso traziam uma carteira em tiracolo para guardar  o dinheiro e fazer os trocos. Chamávamo-los pica-bilhetes e eles não gostam. Então nã existiam autocarros nem metro?  Os primeiros havia; metro, nem pensar.

 

Bom, os carros não traziam cintos de segurança. Não traziam cintos de segurança? Mas isso era um ganda p’rigo! Muito menos airbags… E então quando  os carros chovavam? É tudo muito estranho. Sem cintos de segurança e sem airbags não se podia andar. Um cota era apanhado e comia uma ganda multa! Os chuis passavam logo o papel e recebia as notas registando-as num computador. Num computador? Sim, mais pequenos do que um laptop. Os cinco olhavam-me desconfiados, mais do que espantados.

 

E lá no fundo do sofá surgiu um comentário: o avô é mesmo velho… Pelo sim, pelo não, nunca mais lhes coisas do antigamente. Um homem tem os seus direitos…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 02.12.2015 às 13:35

Ceuzitamiga

¡Buenos días guapa! Tengo muchas ganas de hablar contigo sobre cosas de la política portuguesa, aún sea muy peligroso hacerlo… Nosotros los Portugas tenemos el malo habito de pelear por lo que es originado por las elecciones y los tíos que ha subido al Poder. Bueno mi segundo idioma es el castellano pero prefiero volver al Portugués.

Do C. Sila está tudo dito. Já o escrevi que é o pior PR desde o 25 de Abril e – o que me parece impossível – ainda pior do que o almirante Tomás. Tenho dito.

Já quanto ao António Costa – gosto; admiro-o. Teve a coragem de incluir no seu Governo (legítimo) uma ministra negra, uma secretária de Estado cega e outro secretário de Estado cigano. É obra! Tal nunca tinha acontecido.

Q que até à data (não) fez, cos diabos, o Executivo tem escassos dias depois da posse, aliás conferida pelo sr. C. Silva muito de contra vontade e com umas “trombas” de mais de muitos quilómetros. E com ameaços…

Roma e Pavia não se fizeram num dia, como muito bem sabes. Quiseras que já tivessem remodelado o elevador de Santa Justa? Privatizado a Torre de Belém? Vendido o Cristo Rei? Não podia ser…

Por isso, temos de “deixa-lo trabalhar” como disse in illo tempore o sr. C. Silva. Quanto tempo o Governo governará? Como disse o João Pinto (FCP) “prognósticos só no fim do jogo…

Este tema é muito interessante e dá uma boa polémica, assim queira a Maltamiga. Fico à espera de respostas e contribuições Nada de pensar em termos financeiros.

Uma última palavra para o “papagaio”. Já o disse e escrevi: ainda que o voto seja “secreto” (???) vou votar Sampaio da Nóvoa.

Qjs do Leãozão

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


Comentários recentes


Favoritos