Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mensagem de Boas Vindas

Este blogue é feito por Amigos para Amigos, porque a Amizade é uma das melhores coisas da vida. Quem vier por bem será bem acolhido. Sejam bem vindos!

Roménia - Ministros e... ministros

por Henrique Antunes Ferreira, em 25.11.15

 

 

Como é a vida… Já tinha estado na Roménia umas seis vezes (desde entrevistar o Ceausescu até às primeiras eleições “democráticas” e pelo meio reportar o terramoto de 1977) e encantou-me o país. Os romenos são iguais a nós, só que têm muitos ciganos ( Românii sunt la fel ca noi, cei care au mai multe țigani). A língua é novi-latina tal como  nossa  e só para que vejam um exemplo de se consegue perceber )mais ou menos...)  aqui fica:Com um quilo de carne de vaca e um litro de vinho branco não se morre de fome (Cu un kilogram de carne de vaca și un litru de vin alb nu muri de foame).

 

Mais uma vez ficámos na casa dos Floroiu, amigos de longa data aqui em Portugal – um dia hei-de contar essa estória – e demos uns bons passeios e até provámos um branco e um tinto de fabrico da casa pois têm uma vinha no Campo. Mas isto não vem ao caso, porque vou falar em crise e formação do Governo – até nisso somos quse iguais... – que já tomou posse chefiado por Dacian Ciolos que era o comissário da europeu para a Agricultura – que se meteu num saralho do carilho, pois as coisas não estão a correr bem.

 

Part-DV-DV2177054-1-1-1.jpg

O Presidente Klaus Iohannis e o primeito ministro Dacian Ciolos

 

Mas, como o Presidente da República (não comparar com o Pensador de Belém)  Klaus Iohannis, o mandara chamar o bom do Ciolos veio formar um “Governo de tecnocratas” Onde o homem se meteu… Um país onde reina a corrupção (mais outra coisa igual…) é difícil de governar. Porém o Dacian prometeu no seu primeiro discurso que a iria combater de todos os modos possíveis e democráticos. Os Romenos torceram o nariz; estavam fartos de ouvir tal conversa…

 

Na Roménia antes de ser nomeados os ministros são “examinados” por comissões parlamentares e só depois são indigitados se  tiverem passado passarem nos “testes” E aqui começa a anedota. Segui-a nas televisões em directo e só não me rebolei de riso porque estava na casa dos Floroiu, ainda que o Ion e a sua mulher Augustina tivessem ficado embaraçadíssimos com o que se passava.

 

A ministra da Justiça proposta era uma… engenheira que, pasme-se, foi aprovada pelos deputados; foi i fim da picada, todas as organizações de jurísticas protestaram – e de tal maneira que no dia seguinte passou no exame nova ministra que era… advogada. Mas o imbróglio não ficaria assim, pois para a Saúde o candidato era um jovem modela com fotos de tronco nu.

 

Zarpou, mas as Romenas tiveram pena: ele era tão bonito…   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria do Mundo a 25.11.2015 às 20:14

Quem é que era bonito, quem?
Imagem de perfil

De Henrique Antunes Ferreira a 26.11.2015 às 02:46

Mundonamiga

Ainda vou ver se encontro uma foto do gajo

Qjs do Leãozão

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor